• Inntegra

Velhice não é doença e os idosos podem revolucionar a política do Brasil.

A valorização da sua bagagem de vida é instrumento essencial para o exercício da sua cidadania e apoiar o país com seu voto próximo turno das eleições.


Idosos e cidadania garantida


Você já ouviu falar que velhice não é doença? Pois bem, em 2021 a Organização Mundial da Saúde (OMS) desistiu de alterar a classificação do CID 11 e incluir a velhice como sendo uma doença. A mudança ocorreu após organizações científicas e da sociedade civil lutarem contra esta alteração, uma que se tivesse acontecido, aumentaria expressivamente o preconceito contra a pessoa idosa. Então se a velhice não é uma doença e sim uma etapa da vida que todos nós esperamos passar, porquê os idosos não lutam pelos seus direitos?


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021), as pessoas com mais de 60 anos representam 14,7% da população brasileira, porém apenas 21% destes participaram do primeiro turno das eleições presidenciais deste ano. Mas por que isso acontece? Será que os mais velhos estão tão descrentes com a nossa política nacional que preferem não participar das decisões? Das escolhas? Acredito que os idosos, que já viveram bastante e já passaram por diversos governos, podem avaliar melhor as características de cada candidato e as propostas oferecidas. Além disso é fundamental que esta parcela da população que está crescendo cada vez mais, se mobilize para cobrar mudanças significativas nas políticas públicas para que o idoso seja reconhecido e valorizado.


Desta forma, você que é idoso, valorize a sua bagagem de vida e exerça a sua cidadania votando no próximo turno das eleições pois vocês são fundamentais para mudar este país e nós precisamos dos seus conhecimentos e expertise para eleger o melhor candidato que o Brasil necessita.


 

A Inntegra Gerontologia é um Centro Dia, voltado ao bem-estar físico e emocional das pessoas 60+, valorizando a autonomia e protagonismo das pessoas maduras.


Quer conhecer mais, acesse:

https://inntegragerontologia.com


10 visualizações0 comentário